domingo, janeiro 30, 2005

Dois filmes sobre quadradinhos

Capa da edição portguesa em DVD Capa da edição portuguesa em DVD











Para variar, aqui fica a recomendação de dois filmes sobre histórias aos quadradinhos (continuo a não gostar do galicismo banda desenhada).

O primeiro, Ghost World, Mundo Fantasma em português, é sobre a obra do desenhador Daniel Clowes com o mesmo nome e que Daniel Clowesconta a história de duas amigas que, após terminarem os estudos secundários, têm algumas dificuldades em se integrarem na sociedade e em encontrarem o seu próprio caminho. Não deixa de ser um filme sobre a adolescência e a entrada no mundo adulto, contudo com uma visão desencantada da realidade e muito sui-generis. Aqui se destacam duas jovens actrizes: Thora Birch e Scarlett Johansson, para além da boa interpretação de Steve Buscemi.

O filme é de 2000 e foi realizado por Terry Zwigoff, contando com o próprio desenhador como argumentista.


O segundo é American Splendor. Baseada na obra do artista Harvey Pekar, relata-nos a sua vida como empregado num arquivo num hospital, a sua amargura, a sua amizade com Robert Crumb, autor, por exemplo, de Fritz the Cat, e o nascimento de uma história aos quadradinhos, o lançamento da revista com o título da série, que acaba por andar à volta da vida e das experiências do próprio desenhador. Harvey PekarÉ uma autobiografia algo amarga, mas que conta com momentos de algum bom humor (negro).

Datado de 2003 e contando com a realização de Shari Springer Berman e Robert Pulcini, o argumento deste filme foi igualmente escrito por Harvey Pekar e por Joyce Brabner. No principal papel, encontramos Paul Giamatti, até então praticamente relegado para papéis secundários no cinema.

Get Free Shots from Snap.com